Design

O Guia de UX Design para Startups

O UX Design nunca foi tão importante como nos dias de hoje!

Os produtos ganham ou perdem, porque o mercado julga a experiência do utilizador como incrível, ou terrível.

Pense sobre as guerras de patentes que têm surgido. Costumavam ser exclusivamente sobre a tecnologia, mas hoje é visível a “guerra” entre a Samsung e a Apple relativamente ao design. Hoje em dia não é só a “decoração” do produto que importa, mas também a Experiência do Utilizador (User Experience – UX) com o design passou a ser a própria natureza do produto.

A batalha entre Apple e Samsung mostra-nos bem que mesmo as grandes empresas sabem que quem quer conquistar emoções dos clientes com projetos/designs originais, deve fazer do UXD o coração da estratégia do produto.

Fomos habituados a ver a tecnologia a “governar” o mundo. E isso é natural, pois a revolução da tecnologia começou com engenheiros. O Woz (Apple), Bill Joy (Sun Microsystems) e Bill Gates (Microsoft) eram geeks a “brincar” com código. Mais recentemente temos exemplos como o Jack Dorsey (Twitter) e o Mark Zuckerberg (Facebook) que revolucionaram as redes sociais com os seus conhecimentos em tecnologia.

Mas, de repente, a era da tecnologia terminou! A forte competição entre produtos semelhantes (quando se trata de tecnologia) levaram os executivos a procurar um novo tipo de diferenciação. A tecnologia já não é suficiente, os consumidores já não se preocupam com truques de engenharia – preocupam-se agora com a experiência e, assim, o design tornou-se o novo líder. O mundo mudou e os produtos são agora bem-sucedidos se fornecerem UX diferenciado.

O Youtube, Etsy, Airbnb, AboutMe, Flipboard, Square, Pinterest e Slideshare – produtos muito bem-sucedidos, muito bem desenhados – foram todos cofundados por designers.

Olhando para este exemplo, acha que a sua empresa pode ignorar esta tendência?

O UXD não é apenas um acesso direto para um produto de sucesso, mas também um caminho para chegar a clientes satisfeitos. Lembre-se que todos somos “criadores” mas também somos “clientes” das criações dos outros! Temos que olhar para o produto como um todo – desde a tecnologia, ao design e à distribuição – um produto de sucesso é mais do que tecnologia.

Guia de UX Design

Faça o download deste guia para aprender:

  • Técnicas de design eficientes;
  • Plugins e ferramentas para UX Design;
  • … E muito mais.

Vamos adorar receber o seu feedback e pensamentos sobre o e-book, por isso partilhe-os nos comentários em baixo.

UX Design para Startups [Guia Grátis]

 

Agência de Marketing, Comunicação e Publicidade Digital em Aveiro, que conjuga estratégia, design, marketing, e tecnologia em projetos digitais integrados.