SXSW Interactive 2015 - Tendências de Marketing de Conteúdos
Criação de Conteúdos

SXSW Interactive 2015: Tendências do Marketing de Conteúdos

O evento SXSW Interactive continua a dar cartas.

Apresentamos-vos agora as tendências no Marketing de Conteúdos para os próximos tempos!

Este evento tem contado com alguns dos melhores e mais brilhantes profissionais do mundo e, o que está em cima da mesa, é a discussão sobre o futuro do marketing digital. Desde as mais recentes e melhores aplicações para vídeos, o evento deixa todos os participantes a procurar saber mais sobre como as marcas podem melhorar a sua estratégia de conteúdos, tanto atualmente como para o futuro próximo.

Como gostamos de partilhar todas as novidades na área do Marketing Digital, selecionámos os 6 grandes tópicos de marketing de conteúdos que foram apresentados no SXSW.

Saiba como poderá colocar as ideias em ação para melhorar conteúdos da sua marca.

Melhores tópicos relacionados com Marketing de Conteúdos

1 – Compreenda bem os seus objetivos para Marketing de Conteúdos

A maioria das empresas estão ainda focadas em experimentar o marketing de conteúdos, o que não significa que a medição dos mesmos seja deixada para mais tarde. O que se tem falado muito ao longo do evento é como as pessoas poderiam ir mais além das ações de envolvimento, criando formas mais inteligentes para medição do sucesso dos seus conteúdos.

sxsw marketing de conteúdos - pr 2.0
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2 – Saiba onde apostar (€)

Se o seu objetivo passa por investir em marketing de conteúdos, tem que ter em conta que a publicidade dita “tradicional” já não tem o impacto que se espera relativamente às necessidades da sua empresa/marca. Por outro lado, ter bons conteúdos, por si só, também não é a melhor estratégia de construção de uma marca. Para ter impacto junto do seu público-alvo deve-se posicionar em primeiro lugar, estar à frente dos seus concorrentes e, para isso, vai precisar de orçamento para se posicionar! Ter bons conteúdos, aliado com uma boa disseminação e um excelente envolvimento, vão fazer com que a sua marca se destaque das restantes.

Mais uma vez, não gaste o seu orçamento em campanhas, sem ter a estratégia bem delineada, para que não veja os seus investimentos a ir “por água abaixo”.

3 – O conteúdo está em todo o lado

O marketing de conteúdos tem um enorme potencial. Considere sempre o que o seu público-alvo realmente quer, seja ele um GIF, saber sobre tendências da sua área de negócio, infográficos, vídeos, entre outros. Mostre o que sua marca é capaz de fazer!

sxsw marketing de conteúdos - crescimento do marketing de conteúdos
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4 – Torne os conteúdos aplicáveis

Quando conseguimos ter clientes a “voltar” às nossas páginas à procura de mais conteúdos, (informativos e úteis), sentimos que o nosso trabalho está a ser recompensado, certo? Todos os conteúdos que escrever são uma forma de garantia de que a sua marca é um recurso fiável, tornando-a assim um meio de pesquisa mais viável, quando comparado com a concorrência.

5 – Torne os seus conteúdos divertidos

Faça um treino consigo próprio(a). Cada vez que quiser passar uma mensagem ao seu público-alvo pergunte a si mesmo(a) “O que é que o meu público ganha com os conteúdos que estou a desenvolver?” e “De que forma é que o meu público se vai envolver com os meus conteúdos?”. Se não souber como responder a estas questões, não partilhe nada. É melhor pensar no que realmente importa para o seu público-alvo e depois sim desenvolver conteúdos que valham a pena ler e reler!

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6 – Ganhe a confiança do seu público-alvo

A palavra-chave a ter em mente em todos os seus conteúdos é a autenticidade. Quaisquer que sejam os conteúdos que escreva para o seu público-alvo, eles devem ser relevantes, verdadeiros e úteis! Pense que um grande envolvimento de pessoas com uma marca leva o seu tempo e depende sempre da sua área de negócio. Há áreas mais interessantes do que outras para se desenvolver conteúdos.

Por exemplo, se a sua área de negócio se dirigir a um nicho de mercado, olhe para exemplos como a Redbull (que se dirige a desportistas) ou a GE (que se dirige a “nerds”). Tem que se saber posicionar no mercado onde atua e ganhar confiança pouco a pouco com os seus potenciais clientes/seguidores. Não é fácil, mas com trabalho e dedicação, conseguirá chegar a bom porto.

Conclusão

Tem seguido estes passos na sua área de negócio? Já trabalha o marketing de conteúdos da sua marca? E a análise dos resultados?

Partilhe connosco a sua experiência, nos comentários em baixo!

Agência de Marketing, Comunicação e Publicidade Digital em Aveiro, que conjuga estratégia, design, marketing, e tecnologia em projetos digitais integrados.