newsletters
Criação de Conteúdos,  Relações Públicas

Como medir o sucesso das suas Newsletters

Todos os dias a nossa caixa de email é “invadida” por newsletters que subscrevemos para receber as últimas novidades, promoções e oportunidades de negócio.

O email marketing, continua a ser uma das ferramentas mais usadas pelas marcas para comunicarem com os seus seguidores, clientes e interessados.

Mas como é medido o sucesso das Newsletters? Hoje em dia as plataformas de email marketing  já fornecem dados importantes, resta saber quais as métricas mais importantes que deve analisar.

Número de aberturas

Quando envia as newsletters para uma lista de contactos, o objetivo é que as pessoas abram os emails, mas nem sempre isso acontece totalmente. É importante ter a percepção do número de pessoas que abriram os emails, para perceber se a primeira impressão foi positiva. O título é o principal fator de sucesso desta estatística. Deve ser atrativo e original, pois é o primeiro elemento de contacto com o leitor. Um título criativo irá criar maior interesse no leitor e aumentar a probabilidade de este abrir o email.

Percentagem de cliques

Com as newsletters pode conseguir pedidos de informações sobre os seus produtos, ou até mesmo novas vendas. Para isso deve incluir hiperligações – denominadas call to action – para determinada página do seu website, ou até mesmo diretamente para o email.

A percentagem de cliques indica o número de cliques que foram efetuados em determinado call to action, em relação ao número total de emails enviados. A organização da newsletter deve ser feita de modo a que o call to action esteja destacado e seja atrativo para quem o visualiza.

Número de partilhas

Algumas plataformas de email marketing, como o mailchimp, disponibilizam botões de partilha que pode incluir no conteúdo das newsletters. Esta é uma boa opção para aumentar a sua audiência e fazer dos seus contactos, os promotores da sua marca. O número de partilhas também pode ser avaliado através do número de reencaminhamentos do email. Quanto mais interessante for o conteúdo das suas newsletters, maior número de partilhas vai gerar junto da sua audiência.

Taxa de conversão

Esta é uma das estatísticas que deve estar presente em toda a sua estratégia digital. A taxa de conversão é usada para analisar o número de novos clientes gerados através da utilização das diferentes ferramentas de marketing digital.

Normalmente, as taxas de conversão das newsletters são mais altas do que as restantes estratégias de marketing digital, pois há um maior conhecimento das características dos contactos, devido ao preenchimento dos formulários de subscrição. Mantenha a sua base de dados atualizada com informações que lhe permitam enviar o melhor conteúdo para cada contacto.

Taxa de rejeição

Trabalhe para que esta estatística seja o mais baixa possível. Se os seus contactos estão a rejeitar as newsletters e a pedir para serem removidos da sua base de dados, deve rever a sua estratégia. Perceba os motivos para a rejeição dos seus conteúdos e faça as alterações necessárias. Reveja todos os pontos da sua newsletter, incluindo o título, conteúdo e até mesmo o horário do envio dos emails. Todos os pontos são importantes numa newsletter.

Estude os dados que são fornecidos pelas plataformas de envio de emails, para analisar  sua estratégia. São uma grande ajuda para perceber se está a gerar sucesso junto do seu público, ou se pelo contrário, precisa de redefinir a sua estratégia de comunicação.

Aproveite também as nossas dicas para melhorar as suas newsletters e partilhe connosco como está a desenvolver a sua estratégia de email marketing.

 Ebook como criar as melhores newsletters

Agência de Marketing, Comunicação e Publicidade Digital em Aveiro, que conjuga estratégia, design, marketing, e tecnologia em projetos digitais integrados.